Toda cozinha possui utensílios que são indispensáveis para a preparação de comida, como são as panelas. Esse utensílio se tornou um adereço que se enquadra em diversos aspectos de preços, indo do mais barato ao mais caro. Hoje existe até mesmo o chamado ‘chá de panelas’ onde as pessoas têm a oportunidade de presentear com seus primeiros utensílios de cozinha alguma pessoa.
Mas devido a tantas variedades de panelas, para diversas necessidades, pode surgir a dúvida sobre qual panela você deve comprar. É por isso que hoje vamos ver 4 tipos de panelas que toda cozinha deve ter, assim como suas qualidades e capacidade de absorção de calor para o cozimento. Continue lendo!
As panelas de ferro são uma das melhores opções para quem deseja cozinhar uma comida saborosa aliada a um reforço na saúde. Essa panela pode cozinhar sob altas temperaturas e possui um estilo robusto e rústico, dando um charme a mais nos utensílios da sua cozinha. As panelas de ferro são ideais para frituras e preparação de carnes.
É necessário dizer que ao cozinhar numa panela de ferro você terá em seu alimento partículas do ferro (mineral) misturadas ao sabor do alimento, assim também estará sendo nutrido desse nutriente importante para nosso corpo. A panela de ferro dentro da cultura do estado de Minas Gerais é conhecida como panela mineira, o que atrai muitas pessoas de outros estados a consumir comida típica mineira.
As panelas de inox se tornaram uma grande novidade nas cozinhas das donas de casa mais velhas, por sua praticidade na hora de limpar e sua durabilidade. Também conhecido como panela de aço inoxidável, o material de construção desse utensílio se baseia nos metais Cromo e Níquel.
Como não enferruja, esse material se tornou muito popular em muitos utensílios de cozinha, mas a desvantagem dele em panelas é que não possui tanta condutividade de calor como outros materiais, podendo queimar os alimentos em algumas partes.
As panelas de alumínio são um dos utensílios mais utilizados na cozinha e mais do que isso, o alumínio figura entre os materiais mais utilizados na fabricação desses objetos. Isso acontece porque o alumínio costuma ser barato e é um ótimo condutor de calor, além de leve.
Essas qualidades fazem com que uma panela de alumínio tenha um aquecimento rápido de forma que a comida cozinhe rapidamente de forma que distribua melhor a temperatura da panela.
As panelas de cerâmica são peças que realmente toda cozinha que se considere completa deve ter. Essas panelas servem basicamente para serem utilizadas no forno, já que seu material não consegue distribuir a temperatura corretamente e por isso pode quebrar facilmente diante do calor concentrado somente em uma parte do utensílio.
Ela é ideal para preparar assados e sopas no forno, e o melhor é que você não corre o risco de ter qualquer tipo de químico liberado quando utilizado de forma certa. Mas você deve ter cuidado com utensílios feitos com esse material, pois, são comumente mais frágeis que os outros que foram apresentados aqui.