5 cuidados que todo empreendedor gastronômico deve ter na cozinha

Veja como preparar uma deliciosa geleia de morango
maio 27, 2022
Decorações para cozinhas que serão tendência em 2023
junho 30, 2022

A cozinha é um ambiente que deve ser devidamente higienizado e bem cuidado a fim de evitar a proliferação de doenças. Alimentos contaminados podem causar não só intoxicação alimentar, mas também auxiliar no surgimento de doenças parasitárias ou semelhantes. Quando estamos falando de cozinhas industriais, ou seja, de estabelecimentos, os cuidados devem ser redobrados. 

Nos restaurantes, food trucks ou lanchonetes, o saneamento deve ser a prioridade dos empreendedores. Deste modo, os alimentos ofertados podem ser de qualidade, de forma a garantir uma boa experiência aos consumidores. Pensando nisso, o presente artigo busca trazer 5 cuidados importantes que todo empreendedor gastronômico deve ter na cozinha. Não deixe de conferir!

Higienize corretamente as louças

Os responsáveis pela limpeza da cozinha, nesse caso em específico, das louças, devem se atentar para a utilização de luvas durante sua higienização. O uso de álcool em gel ou sabão para lavar as mãos antes de entregar tais acessórios aos clientes também deve ser priorizado. 

Procure retirar os restos de comida dos pratos, isso evita problemas no encanamento e evidencia aos consumidores o compromisso do estabelecimento com a higiene local. Lembre-se de que os talheres devem ser entregues devidamente embalados, pois, isso evita a proliferação de micro-organismos prejudiciais à saúde. 

Faça o descarte e manipulação dos alimentos adequadamente

O descarte e manipulação adequada dos alimentos faz parte das normas de fiscalização sanitária, portanto, é preciso se atentar para este fator. Os alimentos que sobraram do preparo de refeições, podem ser armazenados nas temperaturas corretas com etiquetas que identificam a data de validade. 

Os restos de alimentos que ficam nos pratos e aqueles que passaram do prazo vão diretamente para o lixo, que deve ser retirado sempre que cheio e colocado em locais específicos. De preferência separe os restos orgânicos dos recicláveis. Se atente também para todos os tipos de alimentos, especialmente os perecíveis, fazendo uma manipulação higiênica capaz de evitar contaminações indesejadas. 

Chame serviço especializado em casos de entupimentos 

Caso haja entupimento da pia ou do vaso sanitário de seu estabelecimento, chame imediatamente um serviço especializado. Quando estamos falando de residências, muitos entupimentos podem ser resolvidos de forma caseira, mas no caso de cozinhas profissionais, isso deve ser solucionado também de forma profissional. 

Os entupimentos ocasionam em mau cheiro e em sujeira, o que pode causar péssimas impressões aos consumidores. Procure saber o preço desentupimento pia ou mesmo do vaso sanitário, contratando a empresa desentupidora que mais transmita confiança, que seja capaz de resolver o problema rapidamente e que, de preferência, atenda fora do horário comercial.

Se atente a ventilação do ambiente

A cozinha pode ficar muito quente durante a preparação de alimentos, por isso, a construção de seu estabelecimento e/ou foodtruck deve ser pensada de forma eficaz. Os equipamentos de ventilação, climatização e dispersores de fumaça fazem toda a diferença tanto para o bem-estar dos funcionários, quanto para a conservação dos alimentos. 

Uma cozinha arejada evita a proliferação de micro-organismos, atende as normas de fiscalização e impulsiona as impressões positivas dos clientes. Portanto, não tenha medo de investir em bons equipamentos a fim de compor um ambiente gastronômico qualificado. Não se esqueça também de deixar o salão do restaurante arejado, iluminado e bem ventilado. Desta forma, a experiência dos consumidores pode ser melhor. 

Faça análise correta da água

As normas de vigilância sanitária também exigem a análise da água a cada 6 meses, a fim de garantir que suas características são apropriadas para consumo, principalmente se o estabelecimento a utiliza para fazer gelo ou preparar os insumos. Com isso, lembre-se de garantir esta análise no tempo correto. 

A caixa d’água deve passar por manutenção também a cada 6 meses, além de ser necessário mantê-la tampada e com a devida verificação de ausência de rachaduras, vazamentos ou danos físicos. Esperamos que as dicas aqui apresentadas possam direcionar seus cuidados daqui para frente. Obrigada por nos acompanhar até aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *