A cozinha é um dos ambientes mais especiais de uma casa. Nela, toda a família se reúne atraída por uma mistura de aromas que invadem o olfato e despertam o apetite. É onde refeições simples e sofisticadas são preparadas, observadas e apreciadas como se fossem pratos inesquecíveis. 

Tudo isso tendo sido possível graças à cozinha planejada que tem o balcão de cozinha com pia como o seu protagonista principal. Determinante no preparo das refeições e também na organização e decoração do ambiente, o balcão para cozinha surge para facilitar o dia a dia de quem considera o ato de cozinhar um verdadeiro prazer. 

A seguir, vamos descobrir alguns motivos para escolher o melhor balcão de cozinha para o cantinho mais gostoso de estar em casa. Você vai aprender a escolher o seu móvel de acordo com material, altura, acabamento, funcionalidade, peso e cor. Continue lendo! 

Material 

O material usado na fabricação do balcão de cozinha vai definir o seu formato e durabilidade. Por isso que ele é um dos detalhes mais importantes que você precisa prestar atenção quando for escolher este móvel para cozinha. A maioria dos balcões para cozinha são feitos de dois tipos de madeira: MDF e MDP. 

O MDF (Medium Density Fiberboard Fibras de Média Densidade, traduzido para o português) é formado em uma única peça feita a partir da aglutinação de fibras de madeira com resinas sintéticas e aditivos. Uma das maiores vantagens é o fato da sua superfície ser perfeita para a aplicação de tintas, vernizes, colagens, entre outros tipos de técnicas de usinagem. 

Já o MDP, por ser formado por duas fibras de madeira em volta de uma mais grossa, é mais resistente a perfurações de parafusos, deformações e empenamentos. Um balcão para cozinha em um formato reto, sem muitos contornos e detalhes, é o melhor tipo de móvel para essa madeira. 

Altura 

Na hora de equipar a cozinha é comum que você queira instalar armários suspensos em algum lugar dela, não é mesmo? Se o local escolhido for acima do balcão de pia, é importante que haja um espaço entre ambos no qual você possa preparar seus alimentos e lavar a louça, por exemplo.  

Por isso, pegue uma fita métrica e meça a distância em centímetros do balcão até o armário. O resultado vai te garantir mais espaço na hora de demonstrar suas habilidades culinárias para os seus visitantes. 

Acabamento 

Muitos balcões são pensados para se ajustarem às variadas decorações para cozinha. Alguns trazem consigo um formato mais retilíneo, com cores claras em destaque. Eles combinam com o estilo industrial, marcado pela presença de tons neutros e materiais como concreto e tijolos. 

Outros com superfícies lisas, cores básicas e traços retos são perfeitos para a proposta decorativa moderna, onde tanto os aparelhos eletroeletrônicos encontram espaço no ambiente, sem deixá-lo carregado visualmente. 

Portanto, dependendo do tipo de balcão para cozinha que você for escolher, tenha em mente o estilo de decoração do ambiente e tente mesclá-lo com o seu mais novo móvel. 

Funcionalidade 

Aqui surge uma dúvida em relação ao uso do balcão que vai depender do número de pessoas que dividem a cozinha com você. Caso o imóvel seja ocupado por duas pessoas, um balcão para cozinha com três gavetas para utensílios e um compartimento para panelas com duas portas é mais do que suficiente. 

Agora se a família estiver um pouco maior, vale a pena investir em um balcão maior. Neste caso, não tenha medo de comprar de três à quatro gavetas com três nichos para artigos maiores e espaçosos como tigelas, panelas e outros itens de uso diário. 

Peso

No passado, móveis pesados sempre foram sinônimos de móveis resistentes e duráveis. Isso vem mudando conforme novos tipos de madeira são introduzidos nas linhas de montagem de armários e balcões para cozinha. 

Como já pontuamos anteriormente, tanto o MDF quanto o MDP ganharam espaço no mercado, seja por causa das suas características positivas quanto pela relação-custo benefício. 

O peso menor, por exemplo, é um dos pontos a favor para você que está planejando fazer uma mudança ou deseja transportar por sí próprio o seu novo balcão já desmontado até a sua residência. 

Cor  

Por último, mas não menos importante, temos a questão da cor. Ela será fundamental na forma como você, sua família e amigos vão se sentir quando estiver na cozinha. Existe um efeito psicológico das cores no ambiente e esse cômodo não fica de fora. 

O laranja, vermelho e amarelo, por exemplo, estimulam a criatividade, abrem o apetite, deixam o ambiente mais alegre, divertido e agitado. Se a sua cozinha for pequena, o fato de escolher um balcão de pia branco com algumas dessas cores vai criar uma maior sensação de amplitude e conforto visual. 

Agora que você já sabe quais são os detalhes mais importantes que deve prestar atenção na hora de escolher o seu balcão para cozinha, não perca mais tempo e assine a nossa newsletter para ficar por dentro de todos os conteúdos sobre casa e decoração. Sua vida merece ficar cada vez mais prática e feliz! 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *