Para algumas pessoas, cozinhar é como se fosse um dom natural. No entanto, nem todas as pessoas têm tanta facilidade assim no assunto, o que é algo muito comum e que pode ser melhorado.
Então, se este é o seu caso e você precisa de algumas dicas para arrasar na cozinha, continue lendo a seguir.
A tecnologia vem proporcionando para a nossa geração uma coisa que pessoas que nasceram há anos e anos atrás não tinham: a praticidade. Hoje em dia, você consegue aprender absolutamente tudo na internet, inclusive receitas.
No YouTube existem diversos canais de pessoas que cozinham e ensinam, passo a passo, desde receitas elaboradas, até comidinhas básicas, do dia a dia, que são uma mão na roda para quem está aprendendo a cozinhar.
Além disso, existem diversos blogs e sites, como o Casa e Cozinha Receitas, que também são uma ótima alternativa para buscar inspiração e aprender coisas novas.
Então, se você prefere assistir vídeos enquanto prepara seus pratos, o YouTube é o ideal. Agora, se prefere seguir a receita lendo, os sites e blogs serão seus melhores amigos.
Muitas pessoas desistem de cozinhar antes mesmo de pegarem na prática, porque começam pelas receitas mais difíceis.
Para que o processo de aprender a cozinhar seja um sucesso, você precisa partir do simples.
Tenha consciência de que sua primeira grande obra culinária certamente não será um prato chique daquele restaurante ou aquela comida que só sua mãe sabe fazer, mas pode ser um arroz com feijão e bife ou uma macarronada simples.
Não tente pular etapas e caminhe conforme o seu ritmo, pois dessa forma você se sairá bem melhor.
Uma das melhores formas de um iniciante na cozinha aprender a cozinhar, é buscar receitas que gosta de comer.
Se você é apaixonado por doces, por exemplo, pode começar preparando um brigadeiro tradicional, depois fazer um bolo simples e, em seguida, ir se arriscando em outras combinações e sobremesas mais elaboradas.
No entanto, tenha em mente que ao escolher preparar comidas que você ama, estará correndo o risco de não acertar de primeira. Erros são comuns até mesmo para cozinheiros habilitados, portanto, não desista e continue tentando.
O medo é um sentimento comum, principalmente quando estamos entrando em um novo território. No entanto, o que não pode acontecer é que deixemos isso nos impedir de fazer aquilo que queremos.
É comum que tenhamos medo de elaborar receitas, manusear utensílios e tudo mais, porém, a experiência é uma maneira de fazer com que a “perfeição” seja atingida.
Portanto, vá começando aos poucos, comece a manipular facas, a fazer amizade com o fogão, a experimentar os temperos antes de preparar algo e a ficar por perto observando enquanto alguém está cozinhando. Dessa forma, você irá se sentir confortável com o ambiente e quando menos esperar, estará dormindo o espaço.
Não existe nada melhor para aprender na prática, do que ir entendendo aquilo que se está fazendo.
Então, quando estiver preparando suas receitas, pegue um pouco do molho ou um pedaço do alimento e prove para sentir o gosto e ir adicionando aquilo que acha que está faltando. Não existe nada melhor do que ser apaixonado pela sua própria comida, e ao fazer isso, você consegue se adaptar aos seu próprio paladar.
Além disso, sentir o sabor de cada alimento durante o preparo é uma forma de aprender e compreender como cada um deles, desde as carnes até os legumes, se comportam conforme são preparados.