Já é algo bastante conhecido falar em investimento em imóveis, contando como uma das modalidades mais seguras de investimento. O investimento imobiliário é uma aplicação realmente segura, com uma liquidez bem baixa, o que deixa ela um pouco prejudicial, já que não é rápido conseguir vender ou comprar um imóvel.

Para conseguir passar por cima desse obstáculo que o investimento imobiliário pode apresentar, existem os fundos de investimento imobiliário, surgindo como uma maneira de driblar os pontos negativos. Ganhando uma força nos investimentos, conseguem fazer a negociação muito mais fácil.

Como funciona o investimento imobiliário?

Como Funciona o Fundo de Investimento Imobiliário? (foto: internet)
Como Funciona o Fundo de Investimento Imobiliário? (foto: internet)

Tanto o investimento imobiliário quanto o fundo de investimento imobiliário conseguiram conquistar as pessoas físicas, sendo um dos melhores investimentos que as pessoas têm feito ultimamente. É uma modalidade que pode ser comprada por qualquer investidor, funcionando como um condomínio fechado.

Mesmo sendo o titular de uma das cotas, não é possível ter nenhum tipo de direito sobre os imóveis e empreendimentos que fazem parte do fundo imobiliário. As cotas podem estar no seu nome, mas o investidor não vai ter nenhum tipo de obrigação legal ou contratual com o administrador dos imóveis.

Os fundos vão aplicar os recursos investidos por quem é dono das cotas em alguns empreendimentos imobiliários, podendo ser edifícios comerciais, shoppings center, entre outros. Os fundos de investimento imobiliário também podem estar ligados aos títulos de empreendimentos do setor, como LCIs, CRIs.

Por que escolher um fundo de investimento imobiliário?

Para conseguir aplicar em um fundo de investimento imobiliário é como se fosse comprar uma ação. Com esse tipo de fundo em que as cotas são negociadas, é possível adquirir uma no momento em que se começam as ofertas públicas ou também negociando com outros investidores do mercado secundário.

Uma das vantagens com esse tipo de negócio é que as cotas conseguem ter uma boa valorização. Assim, é possível ganhar dinheiro ao vender uma cota por um preço maior do que foi comprado. Na hora de comprar uma cota, a outra vantagem é que há um rendimento mensal, como no caso de um aluguel.

A aplicação nos fundos imobiliários consegue ter uma vantagem de que é muito rápido e prático de investir, sendo bem parecido com o momento de compra e venda de ações. É bastante acessível também, o que faz com que seja muito simples de conseguir entrar, mesmo sendo um pequeno investido.

Assim, na hora de pensar em investir em um investimento imobiliário ou trabalhar com os fundos de investimentos, é necessário fazer uma boa pesquisa para conhecer as ofertas. Ler todo o documento, dando uma olhada nos detalhes que são essenciais para que a sua decisão seja a melhor.

Na hora de aplicar, também pensar nos custos que tem também deve ser pensado na hora de tomar a decisão. Há a cobrança de taxa de administração, com um percentual que varia conforme o gestor e o fundo. Além disso, tem outros custos que devem ser considerados para ver se vale a pena para o seu caso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *