Os leitores deste blog não precisam de introdução à popularidade do Instagram e por que essa plataforma é fundamental para o seu negócio. Enquanto um novo usuário no Instagram pode enfrentar desafios no que diz respeito à construção de uma sequência ou ao crescimento de sua conta, as empresas geralmente percebem que apenas um grande número de seguidores não garante o sucesso da mídia social.
Ao contrário de outros canais de marketing, o sucesso nas mídias sociais depende muito da visibilidade e da marca. Com mais de 90% de todas as principais marcas tendo presença no Instagram, o desafio para as empresas é se diferenciar do resto das contas que um usuário segue no Instagram.
Aqui estão alguns truques simples para criar uma marca única e visibilidade para você no Instagram.
Vá Profundamento no Nicho
Qual é a marca que você associa ao termo “corrida”? Se você respondeu à Nike, não está sozinho. A Nike fabrica sapatos como dezenas de outras marcas no mercado hoje. No entanto, a marca se concentra exclusivamente em atletas – no Instagram e em outros lugares – e isso os ajudou a reforçar a associação da marca com o esporte.
Vale, no entanto, salientar que “correr” ou “desporto” não é um nicho suficiente. Embora a Nike tenha sido bem-sucedida na construção de uma associação de marca com um nicho tão amplo, uma empresa iniciante faria bem em ir mais fundo do que isso. Como o instrutor de marketing do Instagram, Alex Tooby, aponta neste artigo da Candybar, sua marca deve “abranger o nicho o máximo que puder” e então selecionar imagens que são muito específicas para esse tema.
Quando você se concentra em um nicho muito profundo, provavelmente há muito poucos concorrentes contra os quais você está indo. Isso permite que sua empresa crie uma associação entre sua marca e o nicho no qual você está se concentrando.
Hashtags com Personal Branding
O marketing do Instagram é incompleto sem o uso de hashtags. Embora o Instagram permita que seus usuários incluam até 30 hashtags em um post, geralmente é recomendado não usar mais que 5-6 por postagem. A ideia é associar suas postagens às hashtags absolutamente segmentadas. Além disso, ao manter suas hashtags direcionadas, você aumenta o engajamento, o que também tem um impacto direto na visibilidade da sua marca, conforme determinado pelo algoritmo de feed do Instagram.
Além disso, se você pretende manter um nicho específico para sua submissão, também é recomendável usar as mesmas hashtags para cada uma dessas submissões. O Instagram permite que os usuários sigam hashtags com base em seus interesses. Ao manter as mesmas hashtags para todas as suas postagens, você pode reforçar sua marca e, assim, potencialmente criar uma maior exposição entre seu grupo-alvo.
Estabelecer uma singularidade consistente
A linha do tempo de um usuário do Instagram é criada com postagens feitas por vários outros usuários e marcas; às vezes aqueles que competem uns com os outros. Para ser visto acima da desordem, é importante estabelecer uma espécie de singularidade que seja perceptível. Além disso, é importante tornar essa exclusividade consistente. Dessa forma, um seguidor é capaz de identificar sua marca simplesmente pelos envios que você faz.
Existem várias maneiras de fazer isso acontecer. Se você publica muitos vídeos, é possível identificar um formato com o qual o seu público se relaciona (stop motion, gráficos em movimento, animação de quadro branco etc.) e produzir vídeos com base nesse formato. As animações de quadro branco, por exemplo, são bastante eficazes quando você deseja criar vídeos alegres com um tom corporativo. Encontre o formato e os filtros alinhados com o seu público e continue com ele para criar consistência.
Falando de coerência, também é importante estabelecer um quando anunciar para seus novos seguidores em perspectiva. O Instagram permite que os usuários tenham diversos formatos de publicidade, como anúncios gráficos únicos, anúncios em vídeo no feed, anúncios em carrossel e assim por diante. Embora seja uma boa ideia testar a campanha publicitária para encontrar os formatos mais eficazes, é altamente recomendável manter um formato e um design de anúncio por um tempo considerável.
Os anúncios do Instagram tendem a ser exibidos várias vezes para o mesmo usuário. Mantê-lo consistente permite que um usuário-alvo conscientize sua marca, mesmo que ele não clique em seu anúncio ou opte por segui-lo.
Por fim, quando se trata de consistência, também é importante notar que os públicos de mídia social tendem a se sobrepor várias plataformas como Facebook, Pinterest, YouTube e similar. É uma boa ideia manter a consistência da marca nessas plataformas para aumentar o reforço da marca.
Conclusão
Construir uma marca não acontece da noite para o dia e requer muito tempo e recursos. As dicas mencionadas neste artigo devem, no entanto, permitir que você torne o processo mais suave para o seu público no Instagram. Como um dos maiores e mais crescentes canais de mídia social, o uso das dicas acima deve ajudar você a criar uma marca no Instagram e isso pode ser facilmente traduzido para públicos-alvo em outros canais, como Facebook e Pinterest.