4 dicas essenciais para quem deseja abrir um bistrô

Restaurante limpo – Veja alguns cuidados importantes para este estabelecimento
junho 10, 2021
Veja o passo a passo para montar um delivery de hot dog
novembro 18, 2021

O ramo alimentício é, sem dúvidas, um dos mais promissores. Não existe nenhuma cidade, estado ou país em que a gastronomia não esteja em alta. São vários e vários bistrôs espalhados pelo mundo.

E se você é apaixonado por comida e deseja abrir o seu próprio bistrô, mas não sabe por onde começar e tudo que é necessário, continue lendo a seguir. 

1- Localização

Para montar um bistrô é necessário escolher a localização mais adequada para este tipo de negócio, sendo necessário levar vários fatores em consideração. 

Este é um negócio voltado para as pessoas de classe econômica média e alta, logo, ele precisa estar em um bairro em que estes públicos residam ou visitem frequentemente, para que seu bistrô se torna uma alternativa de alimentação para eles.

Além de escolher um local que facilite o desenvolvimento das atividades para que seja simples para os fornecedores fazerem as entregas das mercadorias e para os funcionários irem ao trabalho, escolha também uma área que esteja longe da concorrência.

2- Exigências legais 

Assim como qualquer outro negócio, para abrir um bistrô também é necessário cumprir com todas as exigências legais, bem como a certidão de matrícula de imóvel e todos os outros documentos do estabelecimento caso escolha comprá-lo e não alugá-lo.

Para começar, você deve ir até a Associação Comercial da cidade e fazer o seu pedido de abertura da empresa, devendo apresentar todos os seus documentos pessoais. Neste local, serão fornecidas todas as orientações para dar segmento aos demais processos.

Na sequência, você deverá ir à prefeitura para solicitar as seguintes coisas: 

  • Alvará de Funcionamento;
  • Licença Ambiental;
  • Licença do Corpo de Bombeiros;
  • Licença da Vigilância Sanitária. 

Todas as autorizações serão concedidas após uma vistoria no local.

Faça também o registro do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) na Secretaria da Receita Federal, se inscreva na Secretaria Estadual da Fazenda para fazer o recolhimento de impostos e peça o Enquadramento Patronal Sindical para registrar os seus funcionários.

3- Estrutura

Um bistrô tem como característica ser pequeno e despretensioso, logo, o ideal é que o espaço tenha, pelo menos, 50 m², que serão compostos por todas as áreas, como a cozinha, salão de recepção, escritório, estoque para as matérias-primas, banheiros para os funcionários e para os clientes.

Além disso, esse estilo de restaurante conta muito com a aparência, pois além de uma boa comida, deve chamar as pessoas por sua beleza.

4 – Fornecedores

Por se tratar de comida, um bistrô deve manter o estoque abastecido constantemente. 

Manipular e oferecer alimentos é algo muito sério, pois qualquer descuido pode afetar a saúde de quem consome. Portanto, pesquise com muita cautela no mercado para descobrir quais são os fornecedores de melhor qualidade.

Os alimentos mais perecíveis como carnes, frios, frutas e vegetais devem ser comprados, pelo menos, três vezes por semana. É preciso que planeje e estabeleça uma rotatividade de abastecimento do estoque, evitando que ele fique vazio e comprometa a confecção dos pratos. 

É muito importante que um bom bistrô esteja pronto para oferecer serviço, recepção e, acima de tudo, comida de excelentíssima qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *