Restaurante limpo – Veja alguns cuidados importantes para este estabelecimento

Como economizar dinheiro cozinhando em casa
Como economizar dinheiro cozinhando em casa
abril 9, 2021

Cuidar de um restaurante não é um serviço fácil, pois há muita coisa envolvida que precisa de atenção. Porém, nada é mais essencial do que a limpeza e higiene de um restaurante, até porque um ambiente limpo trás mais segurança para quem frequenta.

A limpeza de um restaurante vai muito além de jogar água e passar pano. Pensando nisso, a ANVISA criou um manual e todos os estabelecimentos que trabalham com comida precisam seguir de forma obrigatória.  

O manual concede dicas e meios corretos de fazer e preservar a limpeza e higienização dos restaurantes. Veja agora algumas dicas para manter seu restaurante limpo.  

Produtos de limpeza

Todo dono de restaurante deve ter o maior cuidado quanto aos produtos de limpeza usados em seus estabelecimentos.

É necessário separar e rotular cada produto. Isso vai facilitar para o funcionário a identificação do produto que deve ser usado na cozinha e qual deve ser usado no banheiro, pois um mesmo produto não pode ser usado nos dois ambientes, para evitar os riscos de contaminação.

Também é preciso usar produtos de qualidade, de marcas confiáveis, para preservar a saúde e segurança dos empregados e clientes. Além disso, esses produtos de limpeza precisam ser guardados em locais apropriados, que fiquem longe dos alimentos.  

Cronograma de limpeza

Todo restaurante precisa ter um cronograma de limpeza. Esse cronograma precisa acontecer diariamente, semanalmente e mensalmente.

Todos os dias é preciso limpar panelas e utensílios de cozinha. A limpeza desses utensílios devem ocorrer com água quente para serem esterilizados.  O piso também é outra área que deve ser limpa diariamente.

Uma vez na semana é necessário a limpeza de fogões, geladeiras e outros equipamentos e objetos maiores. A limpeza deve ser realizada com água e sabão, eliminando qualquer possibilidade de contaminação.

Uma vez ao mês, é preciso fazer uma limpeza mais ampla e detalhada no restaurante, como lavar piso e paredes, para eliminar restos de gorduras e outras sujeiras. Para esse procedimento, pode ser necessária a contratação de uma empresa especializada como uma desentupidora, que também ofereça o serviço de hidrojateamento.    

Separação do lixo

Os lixos orgânicos precisam ser separados dos lixos recicláveis. Os orgânicos devem ficar em um local bem distante da cozinha, ou seja, de onde é preparada a alimentação, para impedir que alguma contaminação ocorra e também o surgimento de moscas.

O lixo reciclável precisa ser limpo para depois ser jogado na lixeira. Esse procedimento evita o aparecimento de moscas e também facilita o trabalho dos recicladores.    

Preferência na limpeza

Alguns ambientes do restaurante precisam ter prioridades na limpeza. Por exemplo, a coifa. A limpeza deve ocorrer toda semana, com produtos específicos para eliminar gordura e de forma detalhada. Uma limpeza feita de forma regular vai evitar riscos de incêndios.

Verificação dos equipamentos

Todas as vezes em que uma limpeza é concluída, é preciso verificar se todos os equipamentos estão funcionando de forma correta.

Além disso, verifique se todo o material de limpeza do restaurante está em ordem, ou seja, se tem estoque, para não comprometer a faxina do ambiente. Lembre-se que a limpeza não deve ocorrer apenas dentro do restaurante, mas também na área externa e na fachada do estabelecimento.    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *